top of page

Consultoria para implementação da Continuidade ?


ree

O mundo Consultivo vem recebendo alta demanda para desenvolvimento ou atualização de Planos de Continuidade de Negócios, antes tratados somente como planos de recuperação de desastres, e muitos querendo evoluir para uma Gestão da Continuidade de Negócios (GCN), muito mais complexa e efetiva do que somente o plano.


Porque as empresas buscam Consultorias em Governança da Continuidade de Negócios ?


A resposta não é tão simples quanto parece, o PCN não é mais um documento técnico como o Plano de Recuperação de Desastres, é necessário alinhar as estratégias de negócios a uma Governança da Continuidade, adequando o contexto da organização, tamanho, cultura, processos, tipo de negócios e segmento, ou seja, não se pode pegar um PCN e copiar ou adequar, as consultorias especializadas tem técnicas para realizar todo o levantamento e análises muito mais rápido, com precisão e contam com pessoal experiente e dedicado para o projeto de desenvolvimento.


Nenhuma norma ou guia explica qual será o melhor modelo a seguir para iniciar sua Análise de Impacto aos Negócios, que é um dos pontos principais após a definição da estratégia do PCN ou GCN, sem a BIA como é popularmente conhecida da sigla em Inglês Business Impact Analysis, você estará “cego” para montar o plano, sem visão alguma sobre por onde começar, como mitigar e minimizar os riscos, seu PCN será fraco, somente um documento operacional ou um Plano Operacional.


A importância da continuidade está em expor seus medos e receios, conhecer seus riscos, priorizar a recuperação e aceitar os impactos com as menores perdas possíveis, tranquilizando seus clientes, fornecedores e colaboradores quanto ao fornecimento de produtos e serviços primordiais muitas vezes até mesmo para continuidade de outras empresas e setores da economia.


Algumas consultorias vêm se especializando em ajudar empresas de pequeno e médio porte a encontrar sua melhor estratégia sem demorar anos. Desenvolver um plano inicial toma no mínimo de 3 a 4 meses, com apoio da Alta Direção e poderíamos dividir em 5 fases:


  • Planejamento Estratégico;

  • Avaliação de Riscos: Análise de Impacto aos Negócios (BIA);

  • Gestão de Incidentes;

  • Plano de Continuidade de Negócios;

  • Implementação da Gestão da Continuidade de Negócios.


Em breve algumas empresas só irão contratar serviços ou adquirir produtos de empresas que se preocupam e garantem entender de continuidade e que não oferecem riscos ao fornecimento destes produtos ou serviços.


Hoje, algumas empresas já usam o PCN para provar que estão atentos, organizados e tem qualidade em seus negócios, afinal se produz mais, melhor e com segurança, quando todos os entraves ou riscos são conhecidos.


Na IRMC Partners temos especialistas em desenvolvimento de processos e consultores em análise de impacto e avalição de riscos que atuam nos mais diferentes setores, prontos para desenvolver um Plano de Continuidade adequado aos seus negócios.


IRMC Partners

Carlos Macedo



 
 
 

Comentários


bottom of page