O legado da implementação de uma Gestão da Continuidade de Negócios
- irmc_blog
- há 5 dias
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Depois de dezenas de implementações de Gestão da Continuidade de Negócios, com seus Planos de Continuidade, Análises de Impactos e desenvolvimento de estruturas de reposta a Incidentes e Crises, é importante lembrar do “legado” que uma implementação bem-sucedida, estruturada e alinhada a práticas e diretrizes como a ISO 22.301, ISO 22.317 e BCI – Good Practices pode agregar a uma organização.
Um Plano de Continuidade eficaz e bem estruturado, apresenta informações sobre o que recuperar e como recuperar, não somente estruturas físicas, mas também os processos e subprocessos das áreas consideradas estratégicas, minimamente é necessário entender as principais exigências e necessidades, para garantir como as tarefas devem ser “continuadas”.
Utilizar fluxos de processos usando BPMN – Business Process Modelling Notation é uma solução inteligente para levantar os processos, de fácil entendimento e traz um ganho fantástico para a governança das organizações.
Imagine uma implementação de um Plano de Continuidade que ao final, você tem mapeado todas as atividades estratégicas da empresa com os fluxos de recuperação e os fluxos operacionais macros, ou seja, o legado é uma documentação riquíssima, como por exemplo:
fluxos operacionais macros de todas as áreas estratégicas e suas atividades;
visão estratégica e importância dois processos de cada área;
mapeamento dos sistemas e recursos críticos e suas interdependências;
revisão da política de backup e solução de contingência de dados;
qualidade na prestação de serviços com tempos de resposta (SLA – Service Level Agreement) das áreas internas;
entendimento da qualidade / satisfação sobre sistemas, produtos e serviços na organização;
plano de ação para mitigação de riscos;
definição de projetos realmente prioritários para a organização;
sumário executivo para entender quais áreas oferecem mais riscos e devem receber uma atenção especial.
Uma implementação de Continuidade bem pensada e muito bem desenvolvida, além de deixar um legado documental sobre a cadeia de valor e processos que muitas vezes levamos anos para conseguir estruturar, apresenta também um mapa da saúde da organização quanto a qualidade de prestação de seus serviços internos e aos clientes, é o início da visão da eficiência operacional.
IRMC Partners
Carlos Macedo
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