top of page

O Papel do BPMN na Continuidade de Negócios

ree

Um Plano de Continuidade de Negócios (PCN) bem desenvolvido, tem foco nos processos críticos, que devem ser mapeados para prever como eles se comportam em situações de crise.


O desafio é transformar essa complexidade em algo claro, visual e compreensível para todos, é justamente aí que entra o BPMN (Business Process Model and Notation).


O BPMN é muito mais que uma linguagem visual para desenhar fluxos de processos de negócios, ele permite documentar atividades, procedimento e planos de forma padronizada, tendo seus responsáveis determinados de forma clara, onde é possível definir as etapas estratégicas e essenciais aos negócios que não podem parar, incluindo as dependências entre áreas e os pontos vulneráveis que podem comprometer a operação.


Uma dica de ferramenta que utiliza o BPMN é o Bizagi Modeler, que ajudará na criação de fluxos de recuperação e operacionais. Isso facilita a análise de cenários de risco, como falha de sistemas, indisponibilidade de pessoas ou fornecedores, e mostra, de forma objetiva, quais caminhos alternativos devem ser seguidos para manter a operação funcionando.


Dessa forma, o BPMN se utilizado no PCN será responsável por processos estruturados, acessíveis e com respostas rápidas aos possíveis incidentes, fornencedo uma notação que seja facilmente compreensível por todos os usuários envolvidos na recuperação, desde os analistas administrativos até os técnicos responsáveis por executar esses processos.


O BPMN cria uma ponte padronizada para a lacuna entre o desenho do processo de negócios e a implementação do processo. ou ainda a recuperação das atividades.


Disponibilizamos gratuitamente um GUIA RÁPIDO DE BPMN em Português, caso tenha o interesse solicite via o email fale_conosco@irmc.com.br .



Priscila Pozenato

Business Continuity and Project Management Consultant



 
 
 

Comentários


bottom of page