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O que é um Plano de Continuidade de Negócios ?

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Você já pensou o que aconteceria se algum acidente ocorresse em sua organização, seja na produção ou um apagão em seu datacenter, ou ainda pior, se sua carteira de clientes fosse parar em mãos erradas?


 O Plano de Continuidade de Negócios – “PCN” tem como objetivo principal ajudar no planejamento da recuperação da operação frente a um incidente ou crise, com foco em monitorar, analisar criticamente, manter e melhorar os processos para continuidade da operação, reduzindo e minimizando as possibilidades de ocorrências de eventos críticos aos negócios, evitando impactos maiores em serviços prestados a clientes, parceiros, meio ambiente e colaboradores.


Um PCN apresenta os procedimentos documentados para responder a incidentes e crises, e como irá continuar ou recuperar suas atividades dentro de um prazo predefinido, contemplando no mínimo:

 

  • papéis e responsabilidades para pessoas e equipes com autoridade durante e após um incidente;

  • processos para ativar a estrutura de resposta a incidentes e crises;

  • detalhes para gerenciar os impactos imediatos de um incidente disruptivo;

  • fluxos com detalhes sobre recuperação das atividades prioritárias e estratégicas;

  • recuperar suas atividades prioritárias dentro de prazos predefinidos (Objetivo de Tempo de Recuperação (RTO – Recovery Time Objective));

  • estratégia de comunicação perante a mídia, clientes e colaboradores;

  • um processo para retorno à normalidade quando o incidente terminar.

 

É importante lembrar que para desenvolver um PCN, é necessário entender a probabilidade e impacto nas atividades estratégicas, realizando uma Avaliação de Riscos, utilizando a técnica de Análise de Impacto aos Negócios (BIA – Business Impact Analysis).


Carlos Macedo

IRMC Partners


 
 
 

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